quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Reflexões Iniciais

A Sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento


Na sociedade atual estamos aprendendo muitas coisas e tudo ao mesmo tempo. Mas assim como se aprende mais, também se fracassa mais na tentativa de aprender. A sociedade é cada vez mais exigente com o aprendizado das pessoas. A sociedade atual se caracteriza pela rapidez e abrangência de informação. A realidade do mundo atual exige um novo perfil de profissional e de cidadão que coloca para a escola novos desafios. As estatísticas indicam que os alunos estão cada vez menos preparados, com baixos índices de leitura e de aprendizado. Por outro lado se constata que o tempo dedicado a aprender estende-se cada vez mais aumentando a educação obrigatória, impondo uma aprendizagem ao longo da vida, fazendo com que parte do tempo dedicado ao lazer seja ocupado ao aprendizado informal.
Precisamos investir no conhecimento e seguramente na aprendizagem para podermos criar, desenvolver, aprofundar e ajudar a transformar a sociedade da qual fazemos parte.
Com as novas tecnologias, está se criando uma nova cultura de aprendizagem. Sendo assim, a escola já não é a primeira e nem a principal fonte de informação. Não cabe mais à escola transmitir conhecimentos prontos e acabados, mas sim formar cidadãos críticos e capazes de gerir o próprio conhecimento.
No entanto, essa nova cultura de aprendizagem requer um novo perfil, tanto discente, quanto docente, o que só se tornará possível se apropriarem de novas formas de aprender e relacionar-se com o conhecimento.
O desafio atual do sistema educacional é formar, os alunos para a cidadania responsável e para que sejam contínuos aprendizes ao longo da vida.